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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroindústria de Alimentos. |
Data corrente: |
24/01/2017 |
Data da última atualização: |
17/02/2017 |
Tipo da produção científica: |
Comunicado Técnico/Recomendações Técnicas |
Autoria: |
DELIZA, R.; SOUZA, R. C. de. |
Afiliação: |
ROSIRES DELIZA, CTAA; Raquel Claverie de Souza, CNPQ. |
Título: |
O Design da embalagem e a comunicação com o consumidor infantil: o passo-a-passo de um estudo. |
Ano de publicação: |
2016 |
Fonte/Imprenta: |
Rio de Janeiro: Embrapa Agroindústria de Alimentos, 2016. |
Páginas: |
6 p. |
Série: |
(Embrapa Agroindústria de Alimentos. Comunicado Técnico, 214). |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Entender o consumidor e a forma como ele se relaciona com os alimentos é um desafio para a academia e a indústria. Diversas pesquisas têm sido realizadas ao redor do mundo com esse objetivo, principalmente relacionadas ao consumidor adulto; no entanto, existem poucas que enfocam o consumidor infantil. O presente estudo objetivou investigar a expectativa de crianças de 7 a 10 anos de idade em relação às bebidas lácteas e verificar o efeito de diferentes fatores da embalagem na referida expectativa, relatando o passo-a-passo que envolve esse tipo de pesquisa. A expectativa hedônica foi avaliada em escalas hedônicas faciais de nove pontos (1: odiar, 5: mais ou menos, 9: adorar) e para a descrição das características esperadas nas bebidas foi utilizado o método Check-all-that-apply (CATA). As embalagens das bebidas lácteas foram preparadas especialmente para o estudo seguindo delineamento experimental. 247 crianças de duas escolas particulares do Rio de Janeiro localizadas em bairros de distintos níveis socioeconômicos participaram do estudo. Verificou-se que pesquisas com crianças necessitam de atenção especial e devem seguir um protocolo que seja amigável, simples e com acompanhamento constante durante o preenchimento dos questionários. As crianças utilizaram com facilidade a escala hedônica de 9-pontos e também o método CATA, tendo sido capazes de perceber diferenças entre as amostras. Os diferentes fatores da embalagem influenciaram diferentemente a expectativa das crianças em relação às bebidas dependendo do nível socioeconômico. MenosEntender o consumidor e a forma como ele se relaciona com os alimentos é um desafio para a academia e a indústria. Diversas pesquisas têm sido realizadas ao redor do mundo com esse objetivo, principalmente relacionadas ao consumidor adulto; no entanto, existem poucas que enfocam o consumidor infantil. O presente estudo objetivou investigar a expectativa de crianças de 7 a 10 anos de idade em relação às bebidas lácteas e verificar o efeito de diferentes fatores da embalagem na referida expectativa, relatando o passo-a-passo que envolve esse tipo de pesquisa. A expectativa hedônica foi avaliada em escalas hedônicas faciais de nove pontos (1: odiar, 5: mais ou menos, 9: adorar) e para a descrição das características esperadas nas bebidas foi utilizado o método Check-all-that-apply (CATA). As embalagens das bebidas lácteas foram preparadas especialmente para o estudo seguindo delineamento experimental. 247 crianças de duas escolas particulares do Rio de Janeiro localizadas em bairros de distintos níveis socioeconômicos participaram do estudo. Verificou-se que pesquisas com crianças necessitam de atenção especial e devem seguir um protocolo que seja amigável, simples e com acompanhamento constante durante o preenchimento dos questionários. As crianças utilizaram com facilidade a escala hedônica de 9-pontos e também o método CATA, tendo sido capazes de perceber diferenças entre as amostras. Os diferentes fatores da embalagem influenciaram diferentemente a expectativa das crianças ... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Análise sensorial; CATA; Crianças; Expectativa. |
Thesagro: |
Consumidor. |
Categoria do assunto: |
Q Alimentos e Nutrição Humana |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/153805/1/CT-214-finalizado.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Agroindústria de Alimentos (CTAA) |
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Registros recuperados : 24 | |
12. | | YAGI, R.; SIMILI, F. F.; ARAÚJO, J. C. de; PRADO, R. de M.; SANCHEZ, S. V.; RIBEIRO, C. E. R.; BARRETTO, V. C. de M. Aplicação de zinco via sementes e seu efeito na germinação, nutrição e desenvolvimento inicial do sorgo. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 41, n. 4, p. 655-660, abr. 2006 Título em inglês: Zinc application in seeds and its effect on germination, nutrition and initial development of sorghum.Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais. |
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13. | | SILVA, A. C. M. da; VILARINHOS, A. D.; ARAUJO, J. C. de; DANTAS, J. L. L.; TRINDADE, A. V.; CARDOSO, C. E. L.; DAL POZ, M. E. S. Mapeamento e avaliação das capacidades internas e do perfil de PD&I da Embrapa Mandioca e Fruticultura. Cadernos de Prospecção, v.6, n.4, p.423-434. 2013.Tipo: Artigo em Periódico Indexado | Circulação/Nível: C - 0 |
Biblioteca(s): Embrapa Mandioca e Fruticultura. |
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Biblioteca(s): Embrapa Algodão. |
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19. | | FRAGA, A. C.; CASTRO NETO, P.; ARAÚJO, J. C. de; FERREIRA, J. B.; CASTRO, H. P. de; BOTREL, E. P.; LOPES, A.; BETRLÃO, N. E. de M.; PARENTE, E. J. de S.; CONDE FILHO, A. Avaliação dos trabalhos do 4º congresso de plantas oleaginosas, óleos, gorduras e biodiesel. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PLANTAS OLEAGINOSAS, ÓLEOS, GORDURAS E BIODIESEL, 4., 2007, Varginha, MG. Anais...Lavras: UFLA, 2007. 1 CD-ROMTipo: Artigo em Anais de Congresso / Nota Técnica |
Biblioteca(s): Embrapa Algodão. |
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20. | | ALMEIDA, U. O. de; ANDRADE NETO, R. de C.; CADES, M.; GOMES, R. R.; SANTOS, R. S. dos; LUNZ, A. M. P.; COSTA, D. A. da; ARAÚJO, J. C. de; ARAÚJO, J. M. de. Crescimento e rendimento de bananeira consorciada com açaizeiro (Euterpe precatoria L.). South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, v. 6, n. 1, p. 95-106, 2019.Tipo: Artigo em Periódico Indexado | Circulação/Nível: B - 1 |
Biblioteca(s): Embrapa Acre. |
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Registros recuperados : 24 | |
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